serv social ead unip estudos disciplinares 1 - unid I
1925 palavras
8 páginas
Unidade IPobreza: questão social e seu enfrentamento
O que é pobreza hoje?
Como ela se apresenta e configura dentro de nossa sociedade?
Há uma conceituação quanto ao que vem a ser pobreza hoje no Brasil?
Muitas questões vem à tona quando se fala de pobreza.
Pobreza é um tipo de situação, primeiramente.
Mas que situação?
Alguns conceituam a pobreza como a que se refere a algum tipo de privação, que pode ser somente material ou incluir elementos de ordem cultural e social, em face dos recursos disponíveis de uma pessoa ou família. Essa privação pode ser de natureza relativa ou subjetiva.
Pode ser ainda conceituada como sendo um conjunto de ausências vividas por aqueles que passam por esta situação.
A pobreza nada mais é do que o conjunto de todas as conceituações: de ausências, privações, infortúnios, limites, impossibilidades, exclusão social, condição de não cidadão.
É vista hoje como uma das manifestações da questão social, e dessa forma como expressão direta das relações vigentes na sociedade.
Tais relações localizam a questão no âmbito de relações constitutivas de um padrão de desenvolvimento capitalista extremamente desigual, em que convivem acumulação e miséria.
Os “pobres” são produtos dessas relações, que produzem e reproduzem a desigualdade no plano social, político, econômico e cultural, definindo para eles um lugar na sociedade.
A pobreza, expressão direta das relações sociais, “certamente não se reduz às privações materiais” (Yazbek, 2009, p.
73-74).
É uma categoria multidimensional, e, portanto, não se caracteriza apenas pelo não acesso a bens, mas é categoria política que se traduz pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças (Martins, 1991, p. 15).
Ao falar de pobreza estou referindo a uma forma de inserção na vida social, a uma condição de classe e, portanto, abordamos a pobreza como categoria histórica e socialmente