HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Denise Teresinha Ferreira Knott
Professora. Tais Dalfovo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (0739) – Informática Básica e Tecnologias na Educação
12/05/2013
RESUMO
A história da educação no Brasil é marcada por avanços e retrocessos desde seu início. Com o passar dos tempos esta área vem sofrendo constantes transformações, tanto legais, práticas, sociais e políticas nas escolas. Em 1988 a constituição brasileira estabeleceu que “educação” é um direito de todos, é um dever do estado e da família. A escola não é o único local onde se aprende, mas aprendemos também no meio familiar. Por isso, é cada vez mais necessária a participação e cooperação dos pais na educação dos filhos. A escola vem deixando de ser um local de submissão e autoritarismo, atualmente as escolas buscam e incentivam cada vez mais a participação dos pais nas decisões escolares. Educar não é um mérito somente de um professor ou de uma escola, é um mérito de todos os envolvidos em ensinar e aprender, ou seja, professores, pais e alunos. Apesar de novas leis e praticas escolares, a educação “esbarra” por pontos negativos, problemas políticos e sociais. A desvalorização dos profissionais da educação é um destes pontos, que se manifesta nos baixos salários, consequentemente os profissionais perdem ou não tem interesse em se capacitar ou se graduar.
Palavras-chave: História. Períodos. Leis.
1 INTRODUÇÃO
O tema do paper é a história da educação no Brasil e sua relação com os dias atuais, é um tema que despertou o interesse de conhecer um pouco mais sobre o processo histórico evolutivo da educação deste país, desde seu inicio até os dias atuais.
Conhecer história da educação no Brasil é de suma importância, pois conhecemos como o sistema educacional iniciou e como foi se modificando no decorrer do tempo.
O objetivo deste paper foi fazer uma abordagem teórica sobre o conceito