História da educação no brasil
DEPARTAMENTO DE TEORIA DA HISTÓRIA
Disciplina de Teoria da História
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
NOME
CURITIBA
2012
NOME
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Trabalho apresentado pór solicitação da disciplina de teoria da história no primeiro ano do curso de graduação em História.
Orientador: Prof. Me. Fernando Cunha.
CURITIBA
2012
INTRODUÇÃO
A Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, portanto, a compreensão da natureza da educação passa primeiro pela compreensão da natureza humana. Diferentemente dos demais animais, que garantem seus meios de subsistência através de sua capacidade de adaptação nos meios naturais, o homem, por sua vez, precisa produzir sua própria existência. Entretanto, a educação não se reduz ao ensino, é certo que ensino é educação e, como tal, participa da natureza própria do fenômeno educativo. Assim, a atividade de ensino, a aula, por exemplo, é alguma coisa que supõe, ao mesmo tempo, a presença do professor, e a presença do aluno. Ou seja, o ato de dar aula é inseparável da produção desse ato e de seu consumo. A aula é, pois, produzida e consumida ao mesmo tempo (produzida pelo professor e consumida pelos alunos).
O objeto da educação diz respeito, de um lado, à identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo, assim sendo, à educação não importa necessariamente o conhecimento transmitindo, mas os saberes referentes à transmissão destes.
O estudo da História da Educação no Brasil é necessário ao educador porque possibilita a este o entendimento dos processos que, em suas rupturas e continuidades, determinam o sistema educacional atual. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar os principais marcos da história da educação no Brasil correlacionando-os com o atual sistema