História da Educação Física
O esporte e a atividade física chegaram ao século XIX acompanhando as transformações políticas e sociais que começaram nos séculos anteriores demonstrando, desde então, uma tendência a servir como uma tela de projeção da dinâmica social.
Merece especial atenção o processo ocorrido na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, uma vez que nesse país surgiram e se difundiram vários elementos do esporte moderno em um modelo que se chama de popular.
Conforme Mandell (1986) o esporte como se conhece na sociedade contemporânea surgiu em um momento histórico marcado por condições sociais particulares e foi modelado conforme cânones de prazer e ócio de determinadas classes sociais. Salvador (2004) afirma que o esporte é filho das revoluções burguesas, neto do Renascimento e da Idade Média surge de meios culturais diversificados que convergiram para um único modelo esportivo: a mercantilização. O esporte moderno evoluiu rapidamente por via do industrialismo, tendo o liberalismo como ideologia e o capitalismo como modelos que haviam de ser seguidos.
Educação Física no Brasil
Em primeiro de setembro, comemorou-se o Dia do Profissional de Educação Física, data promulgada pela Lei nº 9696 de 1998 que regulamentou a profissão em nosso País. Este ano marcou, portanto, 10 anos do importante marco histórico da Educação Física no Brasil, que estabeleceu como prerrogativa do Profissional de Educação Física a orientação, prescrição e dinamização das atividades físicas, desportivas e similares.
A Educação Física tem como missão maior a promoção da saúde e qualidade de vida de nossa sociedade, através da orientação e condução para a prática sistemática de atividades físicas e desportivas em todas as fases da vida, promovendo um estilo de vida ativo em contraponto ao sedentarismo dominante em nossa sociedade.
Com a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, o esporte esteve no foco das discussões, analisando as performances de nossos atletas e o