atps de fisca
Vetores, movimento uniforme e variado, lançamento oblíquo (projétil)
Vetor
Um vetor espacial, ou simplesmente vetor, é uma classe de elementos geométricos, denominados segmentos de reta orientados, que possuem todos a mesma intensidade (denominada norma ou módulo), mesma direção e mesmo sentido.
Neste contexto, um vetor pode ser representado por qualquer segmento de reta orientado que seja membro da classe deste vetor (ou seja: pode ser representado por qualquer segmento de reta orientado que possua mesmo módulo, mesma direção e mesmo sentido de qualquer outro segmento da referida classe).
Aceleração
O somatório das forças neste tipo de movimento é nulo na componente tangencial (componente da aceleração com direcção igual à do vector velocidade podendo ter sentido diferente) e não nulo na componente normal ou centrípeta (sendo esta componente direccionada para o centro da curva) à trajectória. Como tal, o valor absoluto da velocidade (o módulo do vetor velocidade) é constante, variando a sua direção e sentido.
Velocidade
Num sistema de coordenadas polares, podemos exprimir a posição do corpo em função do ângulo θ. Podemos então definir:
Velocidade angular Frequência e período como a velocidade é constante e não nula.
Lançamento Oblíquo (projétil)
O lançamento oblíquo é um exemplo típico de composição de dois movimentos. Galileu notou esta particularidade do movimento balístico.
Esta verificação se traduz no princípio da simultaneidade:
Se um corpo apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo.
1.1 ETAPA 1
Passo 1 – Realize a conversão da altura máxima 300 km (apogeu) baseado nas informações acima para a unidade pés (Consulte uma tabela para fazer essa conversão).
Resposta:
1 pé = 30,48cm 30.10 ------- x 30,48x = 30.10 x = 9,8 . 10 pés
300 km = 3.10 30,48 ------- 1 x = 30.10
30,48
Passo 2 –