História da contabilidade
A contabilidade é tão antiga como a historia da civilização, a preocupação com a Contabilidade nasceu desde que o homem passou a possuir bens, gerando a necessidade de registrar e controlar e proteger suas posses, organizando assim a sociedade humana economicamente. O objetivo deste trabalho é - por meio de levantamento bibliográfico- acompanhar o desenvolvimento da História da Contabilidade ao longo do tempo, desde seus primórdios até os dias atuais. Tem como objetivo estudar a evolução da Contabilidade como ramo do conhecimento, detalhando os quatros grandes períodos e fazendo menção aos principais estudiosos e impulsionadores da contabilidade. Entre eles o Frei Luca Pacioli, que é considerado o pai da Contabilidade.
Relatando também reconhecimento da contabilidade como ciência, compreendendo a importância do desenvolvimento das civilizações, da escrita, das influências doutrinárias italianas e americanas e ainda do desenrolar da Contabilidade no Brasil como impulso ao seu estabelecimento como Ciência Social, procurando compreender como a Contabilidade adquiriu sua independência científica, tornando-se importante no contexto mundial da atualidade.
CONCLUSÃO
Com base nas pesquisas e análises feitas sobre o desenvolvimento, desde o surgimento da contabilidade no mundo até os dias de hoje, notá-se o quanto evoluiu e tem evoluído. Vimos que com o passar do tempo, a contabilidade foi se modelando e aperfeiçoando com as necessidades encontradas na época. E muitas das técnicas utilizadas há séculos atrás, também são usadas atualmente, como por exemplo, o Método das Partidas Dobradas. Com a contribuição de muitos estudiosos (principalmente italianos e americanos) a contabilidade passou a ser mais do que um mero registro, virando um instrumento básico de gestão, principalmente empresarial, permitindo que seja feita uma correta interpretação das informações. Fazendo com que as empresas tomem a decisão mais sensata em seus planejamentos.