História da Cidade
A população do município de Arapiraca é de 216.108 habitantes (estimativa 2011- IBGE) e sua área é de 351 km² (599,7 h/km²). A cidade, situada numa ampla planície, fica a 265 metros de altitude, distando 123 quilômetros de Maceió e 44 quilômetros de Palmeira dos Índios. Com clima: Tropical-semi úmido.
O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX. Como distrito, Arapiraca esteve subordinada, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro. Foi elevado à categoria de município em 30 de maio de 1924, constituindo-se de territórios desmembrados de Palmeira dos Índios, Porto Real, São Brás, Traipu e Limoeiro.
Segundo contos populares: Foi embaixo de uma árvore chamada Arapiraca, localizada a margem do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos construiu sua cabana, posteriormente sua casa onde se instalaria com a família que viera de Cacimbinhas
Com o falecimento de Manoel André, no ano de 1890, o major Esperidião Rodrigues continuou sua obra, assumindo a liderança política da localidade. Em 1884, Esperidião Rodrigues da Silva, cria a feira. Pelo Decreto Lei nº 12 de 1º de maio de 1890.
Após uma carreira na administração pública, no fim de 1918, Esperidiáo Rodrigues vende suas propriedades e vai fixar residência no povoado de Igreja Nova, depois muda-se para o povoado Lagoa Comprida, as margens do Rio São Francisco.
Apesar de estar distante do Povoado de Arapiraca, Esperidião Rodrigues da Silva lutou durante vários anos pela emancipação. Acompanhando a tramitação do Projeto de Lei nº 1009, que após vários debates e discussões acaloradas, foi finalmente aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador Dr. José Fernandes Lima, no dia 30 de Maio de 1924. Apesar da data, apenas no dia 30 de outubro de 1924, o jornalista Pedro da Costa Rego, empossa a junta governativa de Arapiraca, e assim fica fixada a data da emancipação política de Arapiraca.
Quando Arapiraca foi elevada a condição de