História da capela são miguel arcanjo
São Miguel Paulista é um distrito da região leste de São Paulo,vai completar 391 anos em setembro, Teve como núcleo inicial a chamada Capela dos Índios,hoje chamada Capela de São miguel arcanjo.
Para entender a história do local, é preciso voltar aos primeiros anos da cidade. Em 1560, índios guaianás se desentenderam com os colonos da então Vila de São Paulo de Piratininga. Comandados por Piquerobi, irmão do conhecido cacique Tibiriçá – aliado dos padres jesuítas –, eles caminharam 20 km ao leste e criaram uma nova aldeia, batizada de Ururaí.
Conhecida como Capela dos Índios, ela é a mais antiga Igreja, totalmente preservada, do estado de São Paulo. Na viga superior da porta de entrada está a seguinte inscrição: “Aos 18 de julho de 1622. São Miguel”.Mas conforme algumas citações do padre anchieta uma capela teria sido erguida ali entre 1580 e 1584,sendo substituida pela capela atual,que segundo a história foi o frei Mariano da conceição veloso quem comandou a reforma e ampliação da mesma.
Os jesuitas,responsáveis pela contrução da capela,foram pioneiros na catequização dos indios da região de são miguel,no século 16.
Os índios os primeiros habitantes da região,já se encontravam aldeados quando os jesuitas chegaram e contribuiram com eles na contrução da capela de são miguel, O Beato José de Anchieta foi catequista na Capela de São Miguel, juntamente com uma comunidade de Padres da Cia. Jesus,os bandeirantes também estiveram presentes na região entre os seculos 17 e 18,os franciscanos chegaram em são miguel apos a expulsão dos jesuitas no seculo 18 e assumiram os serviços religiosos na capela
Receosa de perder esses índios, a Companhia de Jesus delegou ao padre José de Anchieta a missão de reencontrá-los. Um percurso difícil à época, parte por terra, parte pelo Rio Tietê. Quando chegou ao local, o religioso tratou de renomear o povoado como São Miguel de Ururaí. Ali ergueu uma pequena capela, de bambu e sapé. Nascia o bairro de