Le mont saint michel - historia da arquitetura
Introdução____________________________________________02
Histórico______________________________________________03
Localização____________________________________________04
Concepção Estética______________________________________05
Estudo da Forma________________________________________06
Concepção Funcional_____________________________________09
Fluxos e Dimensões______________________________________10
Concepção material e estrutural – técnica de construção__________11
Concepção ambiental _____________________________________12
Conforto_______________________________________________13
Conclusão______________________________________________14
Referências_____________________________________________15
Introdução
Um monte desafia os ventos e as tempestades, no litoral norte da França entre a Normandia e a Bretanha, e quando a maré sobe e o cerca, ele se torna uma ilha. No seu topo, foi dedicado um templo ao Arcanjo Miguel. Esse monte é hoje o mais impressionante mosteiro do Ocidente e m dos mais procurados do turismo mundial.
Desde os tempos pagãos mais remotos, a ilhota montanhosa onde hoje se eleva o mosteiro de Saint-Michel, bem como toda a região que a circunda, era considerada território sagrado pelos antigos celtas. Inúmeros menires e dolmens de pedra de grandes dimensões até hoje podem ser vistos, fincados no solo daquelas terras. Ao redor do século 8, o cristianismo se instalou no topo do monte, com a construção de uma primeira cripta, feita de blocos de granito superpostos. Desde então, a história do Monte Saint-Michel tem sido uma sucessão de períodos de grande brilho intelectual e religioso, de crises internas, de guerras, de demolições e reconstruções do imenso complexo de edifícios que constituem a abadia e o mosteiro.
Histórico
Acreditando ser um pedido do Arcanjo Michel – chefe da milícia celestial- que o bispo de Avaranches construiu e consagrou uma igreja no dia 16 de outubro de 709. E em 966 uma comunidade de