Considere as afirmativas a seguir:
PRINCIPAIS CHEFES DA COZINHA FRANCESA
ANDRÉIA MALTA PEIXOTO
SALVADOR – BA
2013
PRINCIPAIS CHEFES DA COZINHA FRANCESA
ANDREIA MALTA PEIXOTO
Atividade avaliativa apresentada ao Curso de Gastronomia da Faculdade Jorge Amado, como requisito para nota para I unidade, ministrada pela professora Sandra melo.
SALVADOR – BA
2013
INTRODUÇÃO
Falar da gastronomia na França, do ponto de vista do historiador, significa buscar suas origens, explicar a sua reputação, destacar as relações que ela mantém com as diversas produções alimentares inter-regionais e transnacionais e as suas tendências diante das novas culinárias hoje presentes, como a cozinha molecular.
A indiscutível supremacia da cozinha francesa através da História Moderna e Contemporânea nos leva às suas origens medievais, e à sua definição como a fusão de três elementos indispensáveis: a riqueza de ingredientes; a sabedoria na maneira de utilizá-los e o requinte nos mínimos detalhes. Com charme e versatilidade incontestáveis, quer falando da Cozinha Clássica ou da Nouvelle Cuisine, a gastronomia francesa é responsavel pelas inúmeras outras cozinhas que nela se espelharam e estão espalhadas pelo mundo, bem como das formas de fazer da cozinha e da mesa verdadeiras artes.
SALVADOR – BA
2013
PRINCIPAIS CHEFES DA COZINHA FRANCESA
Guillaume Tirel (Taillevent)
Nascido na França em 1310, Taillenvent trabalhou para Phillipe de Valois o futuro rei Carlos V. Foi o primeiro autor tratado de culinária em língua francesa o Le Viandier. E com isso ficou famoso quando escreveu um livro sobre culinária e gastronomia técnica, e teve uma influência muito grande sobre os outros livros publicados posteriores em cozinha francesa, e pra os historiadores de alimentos foi muito importante detalhando sobre cozinha medieval do norte da França.
Importante