Gastronomia Nordeste da França
A França é o berço da gastronomia tal qual se conhece hoje. Foi nesse país, localizado no coração da Europa que o conceito de gastronomia foi definido e logo após expandido aos quatros continentes.
As diversas ocupações territoriais sofridas, as guerras as quais foi submetida e a proximidade com tantos países fronteiriços fez da França um grande caldeirão cultural que transmite através de sua culinária aspectos tão próprios de sua identidade a pesar de sua miscigenação.
No artigo em questão o enfoque será o Nordeste da França. Buscar-se-á exaltar a culinária desta região de paisagens exuberantes e tão contrastante além de apontar a riqueza e peculiaridade do terroir de cada sub-região.
O Nordeste da França é subdividido em sete regiões: Províncias de Nord-Pas-de-Calais, Picardie, Champagne-Ardenne, Île de France, Alsacie, Lorraine, Franche-Comtè;
Para uma melhor compreensão deste trabalho, falar-se-á de cada região em particular.
NORD-PAS-DE-CALAIS
A região de Calais está localizada entre o Reino Unido e a Belgica e chama atenção pela belíssima costa e paisagens naturais.
Sua localização colocou a região no centro de diversas disputas desde a época gaulesa e perdurou durante os séculos posteriores.
É uma região onde a mineração e a industrialização são eminentes , (daí o apelido de Bassin Minier ou Meiners-Bassen – Minas ou bacia mineira nas duas línguas da região) e o desenvolvimento urbano deixou marcas na arquitetura, urbanismo e cultura da cidade. Os habitantes ostentam com orgulho cívico o título de bacia mineira devido aos depósitos de mineração historicamente grandes.
Contrastando com esse desenvolvimento, tem-se a beleza natural de suas montanhas de Flandres e Artois que levam à Côte d’Opale, com suas praias recortadas por penhascos e abrem linha para a Costa do Canal da Mancha.
Por se tratar de um local com um potencial turístico óbvio, a região abriga resortes mundialmente conhecidos.
A maior parte da região