Relatório de Química Geral - Lavoisier
CURSO: Engenharia Mecânica
DISCIPLINA: Química Geral
Nº. da bancada
Componentes da prática
Nota qualita- tiva Nota quantitati-va
Uso de EPI’s
Nota geral
Leiner Jonatan Pereira Cruz
Mateus Pedrosa Dias
Natália Freitas Tolentino
Pedro Henrique Ramalho
Salvador – Bahia
Setembro de 2013
Título da prática: Comprovação da Lei de Lavoisier
Data de realização: 13 / 09 / 2013 Horário: 20h20min às 22h00min
Relatório de aula prática - Nº.: 01
1. INTRODUÇÃO
A Lei de Lavoisier refere-se à conservação de matéria durante uma transformação física ou química, em que em um sistema fechado quando duas ou mais substâncias reagem entre si, a massa total dos produtos é igual à soma das massas dos reagentes. Durante as reações químicas não há criação nem perda de massa, o que ocorre é a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias. Lembrando que, depois de Lavoisier enunciar esta lei, outros cientistas fizeram novas experiências com o objetivo testar a Lei de Conservação das Massas proposta por ele e, mesmo ao utilizarem balanças mais modernas, de grande sensibilidade, os testes confirmaram o enunciado proposto.
2. OBJETIVOS
Informar ao aluno as normas de segurança que são empregadas para prevenir acidentes, como uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s). Expor os riscos aos qual o indivíduo está submetido ao entrar em contato com um agente tóxico ou a certa situação perigosa e outros cuidados que devem ser tomados em um laboratório de Química Geral e apresentar a maioria das vidrarias e equipamentos que serão utilizados nas aulas práticas.
Observar e comprovar a Lei conhecida como Lei de Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier, que foi por estabelecida por Antoine Laurent Lavoisier em 1774 e enuncia que, ao final de uma reação química a massa total inicial