GASTRONOMIA FRANCESA: quais as características que fazem esse país ser uma referência em gastronomia mundial.
Francisco Érik da S. Lima²
André Louis Montanha de Oliveira³
1. INTRODUÇÃO Além de suas indescritíveis belezas paisagísticas e de sua arte, a França tem como uma de suas principais características, a gastronomia, referida como patrimônio. Sendo uma das mais ricas e diversificadas culinárias do mundo, com ingredientes marcantes e uma cozinha de referencia indubitável. Situado na extremidade oeste da Europa, banhada pelo canal da Mancha a norte, pelo golfo da Biscaia a oeste e pelo mar Mediterrâneo e Mônaco a sul, o país tem fronteiras com a Bélgica e o Luxemburgo, a norte, com a Alemanha, a Suíça e a Itália, a este, e com a Espanha, a sul, além de ter quatro grandes planícies fluviais atravessando o país: o Sena, a norte, o Loire e o Garonne, a oeste, e o Ródano, entre a Suíça e o Mediterrâneo.
O país foi berço de grandes nomes e modificações sociais inovadoras como a individualização da comida. Em termos históricos, foi na França que a gastronomia ganhou força, formas, grandes ícones e não tardou a se tornar um grande centro gastronômico.
A incontestável predominância da cozinha francesa através da História Moderna e Contemporânea é vinda de suas origens medievais, e à sua definição como a fusão de três elementos indispensáveis: a riqueza de ingredientes; a sabedoria na maneira de utilizá-los e o requinte nos mínimos detalhes. Com charme e versatilidade incontestáveis, quer falando da Cozinha Clássica ou da Nouvelle Cuisine, a gastronomia francesa é responsável pelas inúmeras influencias em outros países, que se espelharam e estão espalhadas pelo mundo, bem como das formas de fazer da cozinha e da mesa verdadeiras artes.
2. DESENVOLVIMENTO
Em cada região da França, existem características específicas no que se diz respeito à sua culinária. A comida diária, consumida em casa, não é toda constituída de foie gras, trufas e molhos originais. Há certos