História banco santander
O Grupo Santander surgiu com a fusão entre o Banco Santander e o Banco Central Hispano (BCH) em 1998. Por sua vez, o Banco Central Hispano foi resultado da fusão dos bancos Central e Hispanoamericano.
O Banco Santander foi fundado em 1857. Inicialmente, operava somente na província de Santander (hoje Cantabria), porém posteriormente estendeu-se para toda a Espanha ao comprar diversos bancos. O Banco Hispanoamericano, por sua vez, foi fundado em 1900 com dinheiro de cubanos repatriados (visto a Guerra Espano-Americana de 1898), motivo ao qual deve o seu nome.
O Banco Central Hispano surgiu em 1919 da fusão de oito pequenos bancos. Posteriormente continuou a comprar outros bancos até que se tornou o principal banco privado da Espanha, nos anos de 1980.
Em maio de 2000, o Grupo Santander adquiriu o banco mexicano Serfín, que se tornou o Grupo Financeiro Santander Serfín, S.A. de C.V. e, finalmente, Santander. Em setembro de 2004, adquiriu o banco britânico Abbey National (que foi renomeado para Abbey depois).
Até agosto de 2007, sua denominação social era Banco Santander Central Hispano, mais conhecido por suas iniciais, BSCH. Em 13 desse mesmo mês, se mudou a dita denominação para a atual, de Banco Santander.
Em 10 de junho de 2010, o Grupo Santander anunciou um investimento de aproximadamente 270 milhões de dólares (R$ 450 milhões) na cidade de Campinas, Brasil para um pólo de tecnologia, pesquisa e processamento de dados, onde incluirá um Data Center de última geração. O empreendimento preparará o banco para a expansão da sua rede de agências e da base de clientes. Este centro vai reunir a unidade operacional da América do Norte, Sul e Central, desde o processamento de dados até centro de pesquisa e área técnica. Será um dos cinco centros que o Grupo Santander tem no mundo, mas com certeza o mais importante e moderno. Baseado em um terreno de 1 milhão de metros quadrados, o novo centro se estabelecerá dentro do Parque Tecnológico