História Antiguidade
Entendemos que a História deve ser estuda e compreendida dentro de um sentido globalizante. O conhecimento da vida econômica, por exemplo, é fundamental para a análise do contexto social, político e cultural. Assim, nesta obra, procuramos fornecer uma visão geral, a mais didática possível, da evolução histórica do mundo ocidental.
Em função da exigüidade de tempo, abordaremos a penas os principais aspectos de mais de quatro mil anos de História. Apesar das dificuldades, aliamos síntese e criticidade.
Selecionamos testes das melhores universidades brasileiras, tanto objetivos quanto discursivos. A sua resolução é fundamental para uma boa preparação para os mais diversos vestibulares.
Para finalizar, citamos as palavras do historiador E. H. Carr: "A História Consiste essencialmente em ver o passado através dos olhos do presente a à luz de seus problemas. O trabalho principal do historiador não é registrar, mas avaliar; porque, se ele não avalia, como pode saber o que merece ser registrado?"
Introdução
Neste volume trataremos da História da Antigüidade. Inicialmente. estudaremos as diversas civilizações mesopotâmicas, sob o ponto de vista político, social e econômico, bem como suas contribuições para os outros povos. O mesmo principio norteará o estudo dos três milênios da história da Civilização egípcia, dos fenícios, dos persas e dos hebreus. Nestes, enfatizamos os aspectos religiosos e suas marcas no Oriente e no Ocidente. Por fim, estudaremos a civilização que foi o berço da democracia: a Grécia de filósofos e de políticos célebres.
Apesar da importância das antigas Civilizações da África, Índia, China e Japão, não abordaremos sua história, em função da ausência de tais assuntos nos programas dos vestibulares das maiores escolas superiores do Brasil.
Agenda
Exercício realizado
Exercício não realizado