HISTÓRIA 1960
Em 1920 o Comitê Olímpico Internacional decidiu celebrar a sexta Olimpíadas da história dois anos depois da Primeira Guerra Mundial, pois os Jogos olímpicos de 1916 foram cancelados devido ao o ocorrido.
Em 1915 Barão de Coubertin indicou Berlim como sede dos Jogos Olímpicos, mas sua indicação não deu certo, mas depois fez pressão sobre os membros do comitê para mudarem a sede para os Estados Unidos ou Escandinávia. O COI recusou todas as propostas e anunciou o cancelamento das olimpíadas.
Com esse cancelamento das Olimpíadas o Brasil teve chance de se preparar para sua estreia nas Olimpíadas. Com 29 Atletas e sem um Comitê Nacional convidado pelo COI, o Brasil alcançou um desempenho promissor com conquistas de três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Em cinco esportes o Brasil teve um bom desempenho apenas no tiro. O primeiro atleta brasileiro – e também Sul-americano - foi o Tenente do Exército Guilherme Paraense que conquistou o ouro olímpico.
O Improviso
Os belgas exigiu a exclusão dos países que foram derrotados na Primeira Guerra como: Alemanha, Áustria, Bulgária, Hungria e Turquia. E pela primeira vez disputas políticas impediram algumas nações de participar.
Por falta de dinheiro os belgas construíram instalações precárias ex. as pistas de atletismo com várias falhas e muitos atletas foram hospedes de moradores da cidade. Mas para realizar as competições tiveram a ajuda de comissões de armadores navais e vendedoras de diamantes.
Mas apesar dos problemas os jogos trouxeram inovações para Antuérpia. E pela primeira vez foi feito o juramento olímpico, que já foi utilizado em 1906 na Atenas de forma experimental.
Foi na abertura dessa olimpíada que apareceu a bandeira olímpica, com cinco anéis representando os continentes: Azul (Europa), Amarelo (Ásia), Preto (África), Verde (Oceania) e Vermelho (América).
Obs. “Os Jogos Olímpicos na Antuérpia teve inicio no dia 20.04.1920 a 12.09.1920, teve um total de países