históra
Sao pessoas, empresas públicas ou particulares, nacionais ou estrangeiras que oferecem produtos ou serviços para os consumidores. Estas pessoas ou empresas produzem, montam, criam, transformam, importam, exportam, distribuem ou vendem produtos ou serviços para os consumidores.
Qualificação de Fornecedores na Indústria Farmacêutica
Identificar, selecionar e, principalmente, qualificar fornecedores é uma necessidade das indústrias farmacêuticas, por vários motivos, sendo os mais importantes deles a qualidade gerada com esse processo, a diminuição de estoques e melhorias no desempenho da produção. Além disso, a qualificação dos fornecedores é um requisito das Boas Práticas de Fabricação (BPF), previsto na RDC 210.
Introdução
Com o advento da globalização, a queda das barreiras comerciais de diferentes produtos importados tornou-se inevitável. Este mecanismo tem contribuído significativamente para sobrevivência, competitividade e crescimento comercial, empresarial e industrial, gerando desenvolvimento. Esta atmosfera encontra-se fortemente amparada pela competitividade dos preços de produtos importados versus os produtos anteriormente disponíveis exclusivamente no mercado interno, diversificando as opções de aquisição. Mas, por outro lado, existe neste contexto de abertura, um risco natural e proeminente: a facilidade de aquisição e os custos reduzidos podem levar aquisição de produtos com qualidade duvidosa.
Concomitantemente a abertura do mercado provocou uma maior exposição das empresas à concorrência internacional. Devido a esse fator, as empresas nacionais cada vez mais, têm procurado obter a satisfação dos seus clientes, e simultaneamente garantindo sua participação no mercado tanto nacional quanto internacional com produtos de excelente padrão de qualidade.
A melhoria contínua da qualidade dos processos tem sido um instrumento bastante utilizado na busca pela satisfação dos clientes. O mercado tem demonstrado claramente que este