histora
O tema principal do filme é apresentar como se deu a luta protagonizada por mulheres que almejavam igualdade salarial na fábrica da Ford em Dagenham, luta esta que resultouna greve de 1968, a qual foi um ponto de partida para a mudança da realidade das operárias na época. O filme mostra a realidade das operárias no tempo das greves por toda a Europa, de sua posiçãosubmissa e de sua luta por um lugar no mundo estritamente masculino até então.
A ideia defendida pelo filme consiste em mostrar que uma revolução pode modificar uma realidade existente, por mais difícilque possa ser, quando algumas pessoas se dispõem a lutar por aquilo que almejam e que explicitamente merecem.
O filme se mostra interessante por passar um momento histórico importante nodesenvolvimento da luta feminista. Pelo que foi passado no filme, as mulheres da trama não tinham nenhum engajamento político anterior com a luta. Partiu do sofrimento diário, da repressão vivenciada, daopressão dentro de suas casas, da sociedade, da não valorização por serem o que são: mulheres! Baseado em fatos reais, Revolução em Dagenham é muito mais do que uma simples reprodução do fato históricoque marcou as relações trabalhistas na Inglaterra em 1968, mas uma reflexão sobre direitos e aspectos sociais da época e da atualidade.
QUESTIONARIO UNIDADE I
01 – Conceitue assistencialismo.
02 – Conceitue assistencia.
03 – Parte de uma concepção so senso comum, sem profissionalização, para qual as ações são tidas como de “assistencia”, não são compreendidas ou entendidas como um direito social e um dever do Estado, mas sim como uma prática paternalista e burocrática, reduzindo os serviços e ações prestada a repasses e concessões apenas. Estamos nos referindo a:
a) Politicas Públicas
b) Politicas Sociais
c) Assistencialismo
d) Assistencia
e) Nenhuma das alternativas
04 – Nas práticas assistenciais, a necessidade se constitui em um objeto de ajuda, em uma dificuldade a ser eliminada,