Historiografia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO história Fábio lima paulo sérgio izidoro roberto luiz cortez
historiografia da idade média:
Escrevendo a História
Itajubá
2012
Fábio lima paulo sérgio izidoro roberto luiz cortez
historiografia da idade média:
Escrevendo a História
Trabalho de História apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de História.
Orientadores:
Professores: Julho Reinaldo Taíse Okçana Giane Fábio
Itajubá
2012
SUMÁRIO SUMÁRIO 1 1 INTRODUÇÃO 1 2 DESENVOLVIMENTO 1 3 CONCLUSÃO 1 REFERÊNCIAS 1
INTRODUÇÃO
Em relação à fundação de Roma, e o início do império, a lenda de Rômulo e Remo, é uma das versões históricas observadas por Jacques Hermann, autor do livro, Guia da História Universal.
Inicia-se então, a história desta cidade que se agiganta, pela força e ousadia, e com o poderio militar, escraviza e banha de sangue quem se opõe à sua força e supremacia. Roma se divide em três períodos: Monarquia, República, e Império. No início, a estrutura política de Roma, assemelha-se à estrutura das Póleis gregas, ou seja, na forma de uma cidade Estado, dirigida por um rei e pelo Senado, sendo que o poder de decisão ficará nas mãos da aristocracia, que era formada principalmente por proprietários de terras, os chamado “patrícios”.
DESENVOLVIMENTO
Os gregos fizeram o Homem levantar-se, ou seja, puseram-no de pé. Segunda a tradição acima citada, depois da queda de Tróia, Enéas, Herói grego, funda na Península Itálica, um reino que tem a capital em Alba Longa. Os gêmeos Rômulo e Remo, descendentes de Enéas, foram abandonados no Rio Tibre. Uma loba amamenta as crianças, depois da cesta em que seguiam à deriva, ter encalhado junto ao