historico
No inicio do século XX o governo utilizava a política social como meio de mediação, estratégia para acalmar a população, para tentar amenizar os conflitos gerados. A política social era usada para manter a ordem social governo utilizava essas políticas como uma medida governamental, fazendo com isso a população crer que o governo se preocupava com as camadas mais pobres da sociedade. Essas medidas consistia em; direito a saúde, a implantação de assistência social, consultas medicas ,atendimento psicossocial ,reabilitação, a educação,lazer,trabalho, políticas sociais que nada mais eram que o direito, mas que era tratada como se fosse apenas mérito do governo em ajudar os menos favorecidos. E nesse contexto capitalista a população ficava feliz com medidas menos repressivas e mais humanas.
2-os tipos de planejamento das politicas sociais A trajetória da política social teve dois pontos marcantes; O primeiro e a ditadura Getulio Vargas e o populismo nacionalista e começa ai o período de controle da política. O segundo momento ocorre em 1964 no golpe militar ate à conclusão da constituição federal de 1988, nesses períodos a política social do Brasil cria e se recria conservando sua essência de caráter emergencial, para que com isso o governo conseguia manter o controle sobre a sociedade. Manter-se as margens das reivindicações, necessidades e pressões da sociedade.
O golpe militar afetou bruscamente os movimentos políticos e socioculturais, destruiu as conquistas anteriores que vieram por meio de tantas lutas sociais no país, a era Vargas foi considerada bons tempos para os direitos sociais, nesse período teve a implantação das legislações trabalhistas e sindicais.
A constituição de 1934 trouxe a criação do salário mínimo, ocorreu também a consolidação das leis do trabalho, dando ao povo um pouco de dignidade até o momento tão desconsiderado.
De 1945 em diante os direitos políticos ganharam força e