historias dos Batistas do Brasil
Em Maio de 1845, na cidade de Augusta , Estado da Georgia, foi organizada a convenção Batista do Sul dos estados Unidos. Desde de 1814, os batistas norte- americanos despertaram para o trabalho missionário e propuseram a sustentar Adoniram Judson e sua esposa, onde outros missionários se juntaram aos judson; sendo que, manutenção desses missionários, era de grande alegria para o povo batista. Essa organização, desejava sustentar pregadores tanto no território nacional como em países estrangeiros, foi assim criada a junta de missões estrangeiras, com sede na cidade de Richmond, Estado da Virgínia. O primeiro campo foi a China, depois foi à Àfrica. O Brasil, com a sua maioria absoluta católicos romanos, poderia ser considerado um País cristão.
Chamava-se Thomas Jefferson Bowen (1814-1875) o primeiro missionário enviado ao Brasil pela junta de Richmond, desembarcou no Rio de Janeiro no início do ano de 1860.Apesar de sua experiência, pois, participou do primeiro trabalho da junta na Nigéria, ali aprendeu a língua local chegando a escrever uma gramática, mas, logo retirou-se, por razões de sua saúde debilitada, mesmo assim, aceitou o convite para vir ao Brasil,não foi bem sucedido em sua missão, porque não tinha um estratégia de como começar seu trabalho, conhecedor de uma língua Africana, começou a falar com os escravos, e essa atitude despertou suspeitas e inimizade na comunidade, chegou até a ser preso, Com isto ele regressou a sua pátria, sem muita esperança para um trabalho aqui no Brasil, devido as dificuldades existentes.
Após a derrota na guerra em 1865, muitos sulistas norte -americano, imigraram para o Brasil, com o apoio do governo Brasileiro, localizaram-se em lugares diversos, mas o grupo mais bem sucedido foi o que se estabeleceu no interior da então província de São Paulo, em Santa Bárbara, próximo de Campinas.