Criação de Valor Global
Introdução
- Esse capítulo discute as razões pelas quais as empresas deveriam se globalizar em um mundo em que a distância ainda é importante.
- No final dos anos 80, com o boom das globalizações, a perspectiva empresarial era voltada para COMO construir redes globais e não PORQUE.
- A literatura também passou a tratar da escolha de mercados globais e parceiros corretos, concentrando em ONDE e COM QUEM se relacionar.
- Com a tendência generalizada a acreditar na globalização, diversos executivos passaram a utilizar “frases feitas” para justificar o investimento no exterior.
PPT: SLOGANS
Caso: Wal-Mart, considerada um dos maiores do varejo, teve que se retirar de alguns mercados com menos êxito para reavaliar sua posição.
- Nesses casos, a sobrevivência da empresa substitui a criação de valor e as análises de indicadores são feitas de forma superficial.
Diagnóstico de Agregação de Valor ADDING
- A agregação de valor é desmembrada em 6 componentes: Agregar volume Diminuir custos Diferenciar Incrementar a atratividade do setor Normalizar riscos Gerar e aplicar conhecimentos (e outros recursos)
- Os componentes devem ser mensuráveis para, ao serem somados, determinar a agregação – ou subtração – de valor.
- A ideia é que uma empresa deva criar “Distância Competitiva” de seus concorrentes ao conseguir uma vantagem maior entre preço e custo do que seus concorrentes.
- Os dois componentes que refletem as grande diferenças entre os países são: Incerteza/risco e geração de conhecimento e recursos.
- Ao fazer o diagnóstico, devemos considerar 3 diretrizes básicas: - Abrangência: a estratégia por trás do diagnóstico é examinar de forma mais ampla a criação de valor interfronteiras. Nem todos os componentes possuem a mesma importância em todos os setores para todas as empresas, mas deve-se ao menos considerar todos eles. - Desmembramento: É complementar à abrangência. Desmembrar o valor entre os