Trabalho Economia Internacional
Faculdade de Ciências Empresariais- FACE
Negócios Internacionais
Economia Internacional
Ana Helena
Daniela Alves
Glayce Rausch
Nathália Siqueira
Waleska Dominique
Trabalho Autoinstrucional:
“Cadeias globais de valor e os países em desenvolvimento”
Belo Horizonte
Maio/2015
SUMÁRIO
Conceito de Cadeia Global de Valor Pág.1
Como essa cadeia pode ser mensurada. Pág.1,2 Qual a diferença entre cadeia de suprimento e de valor. Pág.2,3
Relacione a curva de Stan Shih ao caso brasileiro. Pág.3
Como funciona ou poderia funcionar a cadeia de valor para o Brasil. Pág. 3,4
1) Explique o conceito de cadeia global de valor.
Cadeias globais de valor (CGVs) tem sido um tema recorrente na agenda da comunidade de comércio internacional. A cadeia de valor de um bem é composta por um conjunto de atividades inter-relacionadas no ciclo produtivo- desde a pesquisa e desenvolvimento, design e fabricação, até a fase de distribuição final e outros serviços pós-vendas – que envolve a criação de valor do referido bem.
O conceito de cadeias globais de valor pode ser compreendido como uma evolução no contexto da gestão global da cadeia de suprimentos das empresas (supply chain management). Tal modelo surgiu na década de 1980 para gerenciar o fluxo total de bens entre fornecedores e usuários finais e seu foco principal recai sobre os custos e excelência operacional do abastecimento.
A cadeia de valor consiste no arranjo das atividades necessárias para produzir um bem ou serviço, desde a sua concepção, passando pelas diferentes fases da produção até a entrega para o consumidor final. O conjunto dessas etapas de produção pode ser desempenhado dentro de uma ou mais firmas. Se o conjunto de firmas encadeadas se situarem em mais de um país, então teremos uma cadeia de valor que é global; ou seja, cadeia global de valor é definida como conjunto de atividades necessárias à produção e entrega do produto