historiador
Mas a sociedade é dinâmica, a História está sempre em movimento, e este movimento é Dialético: esta oposição entre Capital e Trabalho, a luta entre estas duas classes antagônicas resultaria na superação para uma nova sociedade, onde não não haveria mais propriedade privada destes meios de produção, que seria coletiva, e portanto estariam extintas também as classes sociais.
Para ilustrar a Dialética: dada uma Tese, esta produzirá o seu contrário, uma Antítese, e o confronto entre Tese e Antítese vai resultar, num estágio mais avançado, uma Síntese. Esta Síntese se constitui numa nova Tese, e assim dando continuidade ao movimento.
Por exemplo: tomamos o minério de ferro bruto (Tese) que levado a um alto forno será diluído (Antítese) para depois ser colocado em fôrmas que o transformarão em trilhos de trem que servirão na construção de extensas ferrovias (Síntese). Ou seja, a Síntese Dialética sempre significará um estágio superior do processo em curso.
A grosso modo, colocando da forma mais simplificada possível,
Positivismo indutivo
"os planetas descrevem elipses em torno do sol”, porque o que afirmamos para cada um dos planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão), que constituem uma coleção, afirmamos numa só proposição, para todo o gênero. Daí, Ter Port Royal afirmado que "a indução não é meio certo de conhecer uma coisa, a não ser quando estamos certos de que é completa.”. http://www.infoescola.com/filosofia/pesquisas-a-luz-da-fenomenologia/ dedutivo