Historia
História do Brasil contemporâneo 1° semestre/2015 – Noite
Grupo: Ana Carolina Lyra, Caio Silva, Jaqueline Lima e Rayssa Tavares
Resposta ao filme “o que é isso, companheiro?”
1) O que consiste o ato revolucionário?
O ato revolucionário visava acumular dinheiro com os assaltos para financiar a guerrilha armada, e que mais tarde veio financiar o seqüestro de embaixador dos EUA.
2) Qual o objetivo do sequestro?
Chamar a atenção da sociedade civil para o que estava acontecendo com os militantes presos, torturados e mortos através da divulgação do manifesto em rádios e TVs.
3) O manifesto: Qual a importância das exigências do manifesto?
Através da divulgação do manifesto nas redes de comunicação, os militantes obtiveram um ônus na divulgação contra a ditadura, e a favor da libertação de 15 presos políticos que foram extraditados para o México.
4) A visão do grupo:
Torturadores: No filme a tortura é vista como uma decisão individual do torturador, e não de uma política de Estado. Esse torturador no filme tem seu lado humano abordado, já que apesar de toda crueldade aplicada para arrancar informações dos presos, ele tem conflitos internos e relacionados a sua esposa quanto a seu trabalho desempenhado.
Revolucionários: São divididos por prática de guerrilha, e tendo em seu grupo uma hierarquia. Isso pode ser percebido com o companheiro Jonas, que assume o papel de líder, com um perfil contraditório, mostrando que na Esquerda também havia pessoas com perfil autoritário. Por outro lado os militantes, ingênuos e despreparados, movidos por idéias utópicos.
Sociedade Civil: Sociedade omissa e na maior parte das vezes conivente, não se importando com o que estava acontecendo. Como exemplo o taxista, que comenta o seqüestro como se estivesse falando de um filme, não dando a real importância e seriedade ao ato cometido. O dono da mercearia compactuando com a Ditadura, que acaba por denunciar o cativeiro do