historia
A historia dos Condominios
Nome:Igor, Rodrigo, Mateus, Patrick, Junio
Série: 3º E.M A
Data:25/03/2015
Evolução dos condomínios na história mostra mudanças das necessidades humanas
Para quem pensa que a prática de viver em condomínios é recente e que tudo começou por causa da violência, pode mudar de idéia. De acordo com especialistas no assunto, a idéia de condomínio nasceu no Egito no século 30 a.C. O advogado Sérgio Roxo da Fonseca, especializado em Direito Público, explica que tudo começou com a necessidade de o homem querer se desvincular da participação de todos da comunidade naquilo que se fazia ou construía particularmente.
As necessidades de se viver em pequenos grupos foram mudando. “Naquela época, a propriedade era de todos. As mulheres eram de todos. Os homens eram nômades, tinham muitos deuses. Quando o homem passa de caçador para agricultor, começa a existir a necessidade de se criar a propriedade privada”, explica Fonseca. Foi na Mesopotâmia que surgiram as três principais religiões e seus seguidores (judeus, cristãos e mulçumanos). Os homens começam a delimitar suas propriedades e iniciam o estabelecimento de regras. “A cidade, criada na antiguidade greco-romana foi o primeiro ‘condomínio’ a ser construído, surgindo depois a Cidade-Estado. O primeiro povo a pensar o Estado foi o romano, criando burocracias e legislação. A Grécia começou a ver a cidade como território com Alexandre, O Grande”, afirma o advogado. O objetivo era delimitar território para garantir as conquistas de cada povo. Quando estes objetivos mudaram, as construções de condomínios começaram a ser feitas para ostentar luxo e riqueza. “No século 20, podemos ver que a América do Norte começou a construir seus arranha-céus”, salienta. Na África do Sul os condomínios serviram para separar brancos e negros.
Condomínios nos dias de hoje – Atualmente, a necessidade mais latente para a sociedade viver em condomínios é a proteção e o