Roteiro Para Elabora O De Projeto De Interven O
PESQUISA SOCIAL: Conhecimento das vulnerabilidades da comunidade ou local a ser implantado o projeto social. Em busca
das demandas e suas necessidades reais.
APRESENTAÇÃO: Elaborar uma síntese do que está sendo proposto;
JUSTIFICATIVA: (razões, motivos, importância) Fundamentar e justificar, esclarecer as motivações que levaram à escolha pela
proposta, sejam elas pessoais ou institucionais. Indicar a relevância da intervenção para sua formação, para a instituição, para a profissão e para os cidadãos beneficiários. Existem 3 perguntas a serem respondidas, que são: por quê? Para quê? Para quem?).
OBJETIVOS: para quê?
a) GERAL: O motivo maior da proposta;
b) ESPECIFICO: (Segundo Pfeiffer (2000), o objetivo do projeto aborda o propósito de intervenção, não sendo necessário descrever o que se pretende fazer, mas contemplando a nova situação que se deseja alcançar com a realidade do projeto – não confundir com atividades).
PÚBLICO ALVO: Caracterizar quem são as pessoas ou os grupos de pessoas que serão mobilizadas, que participarão das atividades, mais especificamente aquelas que estarão envolvidas diretamente no contexto do objetivo geral). A serviço de quem? METAS A ATINGIR: qualifica e quantifica os objetivos.
METODOLOGIA: Procedimentos e organização das tarefas - como vai fazer para atingir os objetivos. Deve-se detalhar as ações em etapas:
Emprego de técnicas
Emprego de instrumentos como questionários, relatórios.
RECURSOS: com que meios? valores, custos, quantidade e viabilidade.
a) HUMANOS
b) MATERIAIS
De consumo: papéis, canetas, pastas etc;
Permanentes: mesa, cadeiras, computador, telefone etc;
Financeiros – calcular todos os custos estimados para execução do projeto e origem dos recursos, compilando-os em um cronograma físico financeiro com detalhamento dos custos por atividade/período)
PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS
AVALIAÇÃO: comparar, verificar, corrigir rumos.