Historia
Jéssica Garcês de Freitas
O primeiro contato dos portugueses com os índios que aqui viviam quando eles chegaram em 1500 foi representado como “embate de culturas” que no futuro poderiam criar um vinculo em troca de interesses e isso se concretizou. A partir do momento que os portugueses perceberam a inocência dos índios fizeram proveito disso e estabeleceram o poder no território alheio, além de procurarem por riquezas mais valiosas e abundantes o que despertou o interesse de terceiros para com metais valiosas que era umas das metas portuguesas.
Depois de um tempo compreendendo como funcionava a cultura dos índios os portugueses resolveram utilizar de seus meios para que houvesse o encontro de riquezas abundantes e com isso se iniciou a procura por produtos valiosos. O primeiro a ser explorado foi o pau-brasil, por ser uma arvore típica do continente e valer uma boa quantia no continente europeu além de ser utilizada para outros fins teve sua exploração contínua. Todo o trabalho realizado pelos nativos era pago por meio de trocas por objetos o que somente reforçava o quão grande o interesse estrangeiro tinha se tornado. Porém, em 1530 após muito tempo de exploração o rei de Portugal decidiu partir para o Brasil em busca de coloniza-lo e assim expulsar tais invasores que obtinham o lucro de todo o trabalho desenvolvido por aqui e já tinham o comando amplo de todos os nativos e para isso nomeou Martin Afonso de Souza.
Em meio ao objetivo principal do rei de Portugal de desenvolver a colonização do território explorado estaria à exploração de outro meio: a cana-de-açúcar. Ao início dessa exploração ampla diferente do ponto inicial a mão-de-obra ali utilizada foi a africana o que tornou como alavanque inicial a exploração de escravos negros. Com uma nova exploração sendo desenvolvida no território brasileiro o modo de divisão da área ocupada também mudaria o que fez a formação das colônias e logo