historia
CONTEXTO DE GESTÃO DE PESSOAS: formado por pessoas e organizações numa relação de mútua dependência. As pessoas buscam nas organizações a oportunidade de alcançar seus objetivos e/ou satisfazer suas necessidades, assim como as organizações necessitam das pessoas para alcançar os seus. Passamos boa parte de nossas vidas nas organizações e, às vezes, chegamos a confundir nossos objetivos com os objetivos organizacionais, ficando difícil fazer uma demarcação entre o comportamento das pessoas e o das organizações.
A GESTÃO DE PESSOAS é uma área sensível à mentalidade que predomina nas organizações. É uma área contingencial e situacional pois depende: cultura ; estrutura organizacional; características do contexto ambiental; o negócio da organização; a tecnologia; os processos internos; e outras variáveis importantes.
As organizações não existem ou sobrevivem por si só; elas dependem de diversos parceiros, tais como: acionistas e investidores, empregados, fornecedores, clientes e consumidores, e que esperam um retorno justo às suas contribuições para o negócio.
As organizações podem considerar as pessoas como recursos ou como parceiros.
COMO RECURSOS = produtivos mas precisam ser administrados, são sujeitos passivos.
COMO PARCEIROS = fornecedores se conhecimentos, habilidades, capacidades e inteligência próprios ( capital intelectual ).
CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS OU ARH ( ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS ):
1 – Função que permite a colaboração eficaz das pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.
2 –“É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensa e avaliação de desempenho.” ( DESSLER, Gary. 1997.)
OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS:
1. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão;
2. Proporcionar