historia
O arianismo foi uma visão Cristológica sustentada pelos seguidores de Ário, bispo de Alexandria nos primeiros tempos da Igreja primitiva, que negava a existência da consubstancialidade entre Jesus e Deus, que os igualasse, fazendo do Cristo pré-existente uma criatura, embora a primeira e mais excelsa de todas, que encarnara em Jesus de Nazaré. Jesus então, seria subordinado a Deus, e não o próprio Deus. Segundo Ário só existe um Deus e Jesus é seu filho e não o próprio. Ao mesmo tempo afirmava que Deus seria um grande eterno mistério, oculto em si mesmo, e que nenhuma criatura conseguiria revelá-lo, visto que Ele não pode revelar a si mesmo. Com esta linha de pensamento, o historiador H. M. Gwatkin afirmou, na obra “The Arian Controversy” : “ O Deus de Ário é um Deus desconhecido, cujo ser se acha oculto em eterno mistério”
Antissemitismo
O antissemitismo é uma forma de hostilizar judeus e árabes, sem nenhum motivo a não ser o ódio, principalmente contra os judeus, cujo termo semita foi criado especialmente para se referir a eles. O problema do antissemitismo foi historicamente construído ao longo de séculos. Para alguns, as origens da aversão aos judeus está assentada na questão das diferenças religiosas que foram estabelecidas entre judeus e cristãos na Antiguidade. Mesmo antes disso, os judeus já eram perseguidos pelas autoridades do Império Romano. A expressa recusa judaica em incorporar alguns elementos da cultura romana impôs o desenvolvimento de uma relação marcada por vários conflitos.
Eugenia
A eugenia surgiu como um movimento social nos fins do século XIX e princípiosdo século XX e teve na sua origem na obra de Francis Galton, Hereditary Genius, O Génio Hereditário. Francis Galton defendia que tanto os indivíduoscomo os grupos ou as etnias herdavam de forma diferente a habilidade mental.O mesmo acontecia com as características físicas que eram distribuídas pelosmembros de uma sociedade