historia
Os descobridores marítimos colocaram os portugueses como articuladores de uma grande rede comercial, que ligava quatro continentes: Europa, África, Ásia e América. Os Portugueses foram adquirindo experiência para estabelecer, com grande sucesso, conexões mercantis como diferentes povos, em varias partes do mundo.
Os portugueses não chegaram conquistar a Índia, Pois não dispunham de recursos humanos e materiais para tanto, mas fundaram fortalezas e feitorias em vários reinos e teceram alianças com soberanos locais, aproveitando as rivalidades existentes estão os principados e reinos da religião. Goa foi grande centro da presença Portuguesa neste dia, além do Cochim e Malaca; Macau, na China, representou outro ponto estratégico dos portugueses no Oriente.
Importância do Brasil.
Os Portugueses então desviaram sua atenção para Atlânticos, em particular para o Brasil. Nas três primeiras décadas do século XVI, os interesses de Portugal permaneceram concentrados no comércio oriental, Nesse momento o Brasil era um fornecedor de madeiras tintórias(o pau-brasil ), o monopólio do governo qur era arrendado a particulares. Por essa razão, os traficantes do pau-brasil eram chamados de brasileiros. Mas o Brasil era, sobretudo, uma escala para a frota da Índia.
A solução açucareira.
A produção de açúcar foi base da economia colonial por volta de meados do século XVI, sobretudos dos engenhos de Pernambuco e da Bahia. Mas a primeira experiência ocorreu em São Vicente: em 1530, Martim Afonso de Souza recebeu ordens para organizar uma expedição e colonizar as novas terras. Chegou ao Brasil em 1532, trazendo mudas de cana e vários homens experientes na fabricação do açúcar vindo da ilha madeira, trazendo mudas de cana e vários homens experientes na fabricação do açúcar vindos da ilha madeira, transferindo-se pra o Brasil a experiências adquirida pelos portugueses nas ilhas atlânticas.
O mundo dos engenhos.
Lavradores de cana eram