Logística SUS
O SUS - Sistema Único de Saúde - é um sistema público de atendimento médico universal e gratuito. É obrigação do SUS fornecer tratamentos e medicamentos para toda a população. Esse sistema vem como resposta ao artigo 196 da Constituição Federal:
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”
(BRASIL, Artigo 196 da Constituição Federal)
Considerando-se um país com as características brasileiras, ou seja, área continental, altamente populoso, porém com pouco povoamento, se torna um desafio para o Sistema a oferta universal e igualitária das suas ações e serviços.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde é responsável pelo atendimento de 140 milhões de pessoas em todo Brasil¹. As regiões Norte e Nordeste concentram o maior número de utilização do SUS (PNAD, 2008) e o atendimento é mais frequente para famílias de menor renda.
A aquisição de medicamentos para a distribuição gratuita pelo SUS é de obrigação tanto dos municípios quanto dos estados e da União, sendo uma grande parte deles adquiridos pelo Ministério, em nome da União, centralizadamente, para posterior distribuição para estados e municípios para distribuição na rede.
Sistema de Planejamento do SUS
O Sistema de Planejamento do SUS (Planeja-SUS), aprovado em 2006, “constitui-se em uma forma de atuação articulada, contínua, integrada e solidária entre as três esferas de gestão, o que creditou à atividade de planejamento uma participação técnica mais efetiva nas decisões políticas dos gestores.”²
O DLOG
O DLOG - Departamento de Logística em Saúde - é o órgão responsável pelo planejamento, aquisição, armazenagem e distribuição de insumos estratégicos para a saúde. Ele foi criado em 2009 e tem como intuito facultar uma resposta rápida às demandas de saúde de todas as