As cidades como Marcas
Palavras-chave: Branding; marketing de cidades, identidade corporativa, comunicação integrada de marketing; cidade; Porto
The cities as a brands – Porto. Case study
Key words: Branding; City Marketing; Corporative identity; Integrated Marketing Communication; Ciy;
Oporto
Aguiar, Nuno
Instituto Português de Administração de Marketing Porto
Sumário
Abstract
As cidades deixaram de ser apenas locais. Neste momento algumas cidades perfilam-se como marcas que transmitem benefícios a quem as visita ou aos seus cidadãos. Com vários stakeholders como as cidades poderão se tornarem marcas? Que desafios enfrentam na construção de marca? Que estratégias de comunicação poderão utilizar?
São questões que este relatório tentará dar algumas respostas aos desafios que as cidades enfrentam na construção de uma marca, recorrendo a revisão literária com a exposição de uma caso de estudo.
Aborda-se o tema de branding de cidades, algumas das suas determinantes na construção de uma marca e os seus fatores de maior relevo. Um aspeto importante a reter será a construção da marca em consonância com as caraterísticas das cidades.
É demonstrado a importância da identidade corporativa que será decisivo na desenvolvimento da marca. No fundo é mostrado que postura as cidades poderão assumir enquanto marcas e como se apresentarão aos seus stakeholders.
Após a determinação de marca e sua identidade é necessário escolher uma estratégia de comunicação.
Neste relatório é apresentado como uma estratégia de comunicação integrada pode ser um método de comunicação mais apropriado no que respeita a uma marca cidade. Expõe-se também os componentes mais relevantes de diferentes modelos utilizados na elaboração de uma construção de comunicação integrada. Da mesma forma são apresentados alguns obstáculos encontrados no processo de comunicação.
Apresenta-se o estudo da estratégia de comunicação levada a cabo