historia
A economia capitalista é caracterizada pela propriedade privada dos meios de produção e também pela presença de mercados livres e de trabalho assalariado. As sociedades atuais possuem economias que são consideradas mistas, pois em geral, há uma mistura de propriedade privada e controles governamentais.
A Economia Capitalista tem como objetivo o lucro do proprietário dos meios de produção, e através da realização do trabalho dos trabalhadores retira a mais-valia que integra o seu negócio.
O crescimento da economia estadunidense esteve associado a crise pós-guerra, vivenciada pelas nações nela envolvidas - especialmente Inglaterra, Alemanha e França.
A Crise de 1929
O que foi causas da crise de 29, a quebra da Bolsa de Valores de Nova York,
Grande Depressão, a crise no Brasil, O New Deal, fim da crise.
História da Crise de 29: contexto histórico
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Causas da crise
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.
Efeitos da crise
Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito