historia
História, do pintor grego Nikolaos Gysis (1892).
História (do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação")[1] é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. História como termo também pode verificar toda a informação do passado que pode ter sido requerida ou arquivada em todas as línguas por todo o mundo, isto como intermédio de registros.
Por metonímia, o conjunto deste .
É o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos, jornais e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele data o fato ou o objeto, confere autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos. Com licenciatura, o graduado está apto para dar aulas.
Licenciados encontram trabalho em escolas particulares e públicas de todo o país, principalmente em municípios menores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A maioria das vagas está em escolas públicas, para as quais é preciso prestar concurso. Para os bacharéis destaque para quem se dedica a prestar assessoria histórica para filmes de época e documentários. Boas chances, também, em cidades históricas, que atraem muitos turistas. O profissional também pode trabalhar em instituições voltadas à preservação da memória e do patrimônio histórico. “Tem crescido no Brasil a procura por historiadores para organizar arquivos pessoais ou empresariais,