historia
Somos a Suzano Papel e Celulose, uma empresa com 90 anos de existência e trajetória marcada pela busca constante do desenvolvimento sustentável. Operamos hoje no segmento de celulose de eucalipto, comercializada em 31 países, e papel, para imprimir e escrever (revestidos e não revestidos) e cartão, com quatro linhas e cerca de 30 marcas, vendidos em 60 países.
No Brasil, onde empregamos mais de seis mil profissionais próprios e cerca de 11 mil terceirizados, mantemos sede administrativa em São Paulo (SP) e seis unidades industriais – quatro no Estado de São Paulo (Embu, Limeira e duas em Suzano), uma na Bahia (Mucuri) e uma no Maranhão (Imperatriz). Detemos ainda a SPP-KSR, maior distribuidora de papéis e produtos gráficos da América do Sul.
Em 2010, expandimos nossos negócios com a aquisição da FuturaGene, empresa britânica de biotecnologia que trabalha no desenvolvimento genético de culturas florestais e biocombustíveis. No exterior, mantemos escritórios comerciais na China, nos Estados Unidos e na Suíça, laboratórios de pesquisa em Israel e na China e subsidiárias na Inglaterra e na Argentina.
Nossas áreas florestais somam 803 mil hectares, dos quais 346 mil com florestas plantadas, concentrados na Bahia, no Espírito Santo, em São Paulo, em Minas Gerais, no Maranhão, no Tocantins e no Piauí. Respaldados por nossa competência florestal, avançamos no objetivo de fornecer produtos e serviços rentáveis e socioambiental corretos a partir de nossas florestas renováveis. Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável é atestado também pelo fato de termos importantes certificações florestais como Forest Stewardship Council, OHSAS 18001 e Cerflor.
Com este Relatório de Sustentabilidade – elaborado pelo sétimo ano consecutivo de acordo com o modelo do Global Reporting Initiative (GRI), versão G3 –, prestamos contas a todos os nossos públicos de interesse sobre as realizações, conquistas, desafios e resultados obtidos em 2012.
Assim como o