Historia
Antes do século I, as terras vastas do sul da Rússia pertenciam a tribos que não eram unidas entre si, como os protoindo-europeus e os citas.21 Entre os séculos III e VI, as estepes foram esmagadas por ondas sucessivas de invasões de bárbaros e povos nómades, conduzidas por tribos bélicas como os hunos, entre outros. Por volta do século VIII, os cazares governaram o sul da Rússia. Entre os séculos X e XI, a Rússia Kievana, a partir da qual se formaria grande parte dos países eslavos atuais, era a maior nação da Europa e uma das mais prósperas, devido ao comércio diversificado tanto com os europeus como com os asiáticos. Durante os séculos XI e XII, a incursão constante de tribos turcas nómades, como os cumanos e os pechenegues, levou à migração maciça das populações eslavas do Sul às regiões pesadamente arborizadas do norte, conhecidas como Zalesye.
Período imperial
É com a dinastia Romanov, iniciada em 1613, que a Rússia torna-se um Império. Pedro I, o Grande, derrotou a Suécia na Grande Guerra do Norte, forçando o inimigo a ceder partes do seu território. Com isso, forma-se na Íngria uma nova capital, São Petersburgo, cujo nome é uma homenagem a Pedro.
Em 1812, a grande armada de Napoleão entra em Moscovo, mas vê-se forçada a abandoná-la, já que a cidade havia sido evacuada e estava vazia. Os russos tinham preparado uma armadilha contra o imperador francês. O frio e a falta de recursos foram responsáveis pela morte de 95% das tropas francesas.
ntiga Russia
Antes do século I, as terras vastas do sul da Rússia pertenciam a tribos que não eram unidas entre si, como os protoindo-europeus e os citas.21 Entre os séculos III e VI, as estepes foram esmagadas por ondas sucessivas de invasões de bárbaros e povos nómades, conduzidas por tribos bélicas como os hunos, entre outros. Por volta do século VIII, os cazares governaram o sul da Rússia. Entre os séculos X e XI, a Rússia Kievana, a partir da qual se formaria grande parte dos países eslavos