historia
Atividades 2,3 e 5 - Página 30
Questões gerais
2- Justifique a frase do historiador da educação René Hubert: “Não há doutrina pedagógica concebível, grande reforma exequível, semconhecimento geral dos fatos e das teorias do passado”.
R: Para adquirirmos conhecimentos pedagógicos, temos que nos aprofundar na história, ou seja, no passado, para tentarmos retirar o máximo deinformações necessárias.
3- Compare os diferentes enfoques para a compreensão do passado, segundo as sociedades tribais e Antiguidade grega (antes e depois do advento da filosofia).
R: De maneira geral,as sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradições orais. Para esses povos, a natureza está “carregada de deuses” e o sobrenatural penetra em todas as dependências da realidade vivida enão apenas no campo religioso, isto é, na ligação entre indivíduo e o divino. O sagrado se manifesta na explicação da origem divina da técnica, da agricultura, dos males da natureza mágica, dosinstrumentos, das danças e dos desenhos ao longo da Antiguidade.
A partir do século VI a.C., a filosofia surgiu na colônia grega da Jônia (atual Turquia) como uma maneira reflexiva de pensar o mundo, querejeita a prevalência religiosa do mito e admite a pluralidade de interpretações racionais sobre a realidade. Apesar disso, em toda a filosofia antiga, passando depois pela Idade Média, permaneceram avisão estática do mundo e a concepção essencialista do ser humano.
5- Comente o conteúdo dos dropes 1 e 2, a partir da citação de Edgar de Decca: “os documentos (...) não falam por si, oshistoriadores obrigam que eles falem, inclusive, a respeito de seus próprios silêncios”.
R: Não basta a história estar registrada só no papel, para uma melhor compreensão do passado é necessário que haja umadivulgação sobre determinados assuntos. E é aqui que os historiadores entram. Ao longo dos anos, fatos que vem ocorrendo do passado até a atualidade são descritos, detalhados e estudados por eles.