Historia
9º ano
1- A prosperidade dos anos 20 nos Estados Unidos foi acompanhada de uma febre de investimentos na bolsa de valores. As pessoas compravam ações, esperavam algumas semanas e, então, as vendiam com grande lucro. Quem aplicou 100 mil dólares em março de 1928, em ações da General Electric, em setembro do ano seguinte a vendeu por 300.Atraídos pelo lucro fácil, muitos empresários aumentavam artificialmente os preços das ações de suas empresas na bolsa. A especulação parecia não ter limites.
Com essas altas constantes, no final dos anos 20, o preço das ações já não correspondia ao valor real das empresas. Até que, em um dado momento, uma grande empresa faliu e quando os investidores correram para vender suas ações descobriram que não havia compradores para elas. Em 24 de outubro de 1929, uma quinta feira, os preços das ações começaram a despencar, o que levou ao crash (quebra) da Bolsa de Valores de Nova York na semana seguinte.
Iniciava-se, assim, a Grande Depressão (1929-1933).
Houveram 4 razoes principais para os EUA entrarem na Grande Depressão:
· A concentração de riquezas nas mãos de poucos. Em 1929, as 1.349 maiores empresas dos EUA possuíam juntas uma renda de sete bilhões de dólares, enquanto todas as outras juntas mal chegavam a renda de 1,7 bilhão de dólares.
· O descompasso entre o crescimento dos salários e o aumento dos lucros. Assim, os ricos foram ficando cada vez mais ricos e o numero de pobres aumentou, o que limitava bastante a capacidade de consumo.
· A concorrência que a Europa passou a fazer aos estados unidos no mercado internacional. A partir de 1925, os países europeus começaram a se recuperar dos danos causados pela I Guerra Mundial e voltaram a produzir o que antes importavam dos Estados Unidos.
· A crise agrícola, a prosperidade dos anos 20 estava ligada a indústria, e não a agricultura, que esteve em crise durante toda a década. Com a mecanização do campo, produzia-se muito acima da capacidade de