Feudalismo
1. O que foi: Organização social e política baseada nas relações entre os servos e os senhores feudais.
2. Como se formou: Se iniciou com o período das invasões dos Bárbaros, e assim surgiu o êxodo rural, que origem ao feudo, onde a agricultura era a única atividade, e o poder estava nas mãos dos senhores; que em troca de trabalho, pediam parte da produção agrícola.
Homenagem: Um senhor de terra (suserano), dava a terra à um vassalo(guerreiro) que em troca, jurava fidelidade ao suserano. Ambos estavam ligados por obrigações; vassalos deviam serviço militar ao suserano, e o suserano oferecia proteção militar ao vassalo.
O sistema feudal funcionava através da servidão, onde o servo era um homem livre, porém, preso à terra em que trabalhava.
3. A fragmentação política:
A fragmentação política, é caracterizada pela descentralização de poder, onde cada senhor feudal comandava sua própria terra, o que fazia com que o rei não fosse algo muito significativo.
4. O renascimento do comércio e das cidades:
Baseou-se num conjunto de transformações ocorridas. Ocorreram eventos de grande repercussão: a renovação da vida urbana, após um longo período de vida rural, o movimento das Cruzadas, a restauração do comércio, os burgueses e, sobretudo, o renascimento cultural. O crescimento das cidades só começou a surgir quando o comércio se expandiu.
5. Divisão social e o papel de cada estarmento:
A sociedade era composta por 3 grupos: O clero, a nobreza, e os camponeses. A nobreza era composta pelos senhores feudais; O clero composto pela igreja; e por fim os camponeses e servos, que seriam os trabalhadores.
Clero: Os que oram.
Nobreza: Lutam para defender a população.
Camponeses e Servos: Trabalham.
O feudo era dividido em 4 partes:
Manso Senhorial: Terra particular do senhor feudal. Manso servil: Parte aos servos. Manso comunal: terras de uso comum, para todos.Vilões: Camponeses que trabalhavam para os senhores feudais, mas não