historia
A função linear f dada por y = Ax, com valores reais para a variável x, ou seja, x ∈ ℝ e A qualquer número real diferente de 0. A representação gráfica de uma função linear é uma reta que contém a origem do sistema de eixos, que é determinada pelo par ordenado (0,0). Então, para a construção desse gráfico é necessário apenas outro ponto.
Exemplo: Função linear: y = 3x
Nessa função, identificamos A = 3. Como toda função linear passa pela origem do sistema de eixos, para representar essa função precisamos apenas encontrar outro ponto para construção da reta. Sendo assim, não necessitamos construir a tabela de valores de x e y, apenas escolhemos um valor de x conveniente e calculamos o y. Se tomarmos o valor x = 1 obtemos y = 3. Com os pares ordenados (0,0) e (1,3), basta traçar uma .... Função linear afim (y = Ax + B)
A função linear f dada por y = Ax + B, com valores reais para a variável x, ou seja, x ∈ ℝ e A e B quaisquer números reais diferentes de 0. A representação gráfica de uma função linear é uma reta que passa pelo ponto (x = 0,y = B). Da mesma forma, para a construção desse gráfico numa função linear é necessário apenas outro ponto.
Exemplo: Função linear afim: y = 2x + 3
Identificamos nessa função A = 2 e B = 3, ambos valores não nulos e que determinam uma função linear afim. Para representar essa função precisamos apenas encontrar outro ponto para construção da reta, pois o ponto (0, 3) já é conhecido. Escolhemos o valor de x = 1 e obtemos y = 5. Com os pares ordenados (0,3) e (1,5), traçamos uma reta passando por esses pontos e obtemos a representação gráfica dessa função linear afim.