Tuberculose
Como se pega?
Quando uma pessoa com tuberculose pulmonar tosse, fala ou espirra, ela expele gotículas contaminadas com o bacilo. A pessoa que estiver próxima, ao respirar, pode inspirar o bacilo para o seu pulmão. Quando isso ocorre, dizemos que o bacilo foi transmitido de uma pessoa para outra.
O contato direto e permanente com o paciente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, representa uma maior chance de infecção.
Não se pega tuberculose bebendo no copo ou utilizando o mesmo talher do paciente, desde que bem lavados.
Pessoas com as defesas naturais comprometidas, como os diabéticos e os infectados pelo vírus da AIDS, têm uma possibilidade maior de contaminação, por isso, devem estar mais atentas aos sintomas da tuberculose.
As precárias condições de vida, a desnutrição, o enfraquecimento por desgaste físico, o alcoolismo e o câncer também favorecem o desenvolvimento da tuberculose.
Tipos de tuberculose
Tuberculose Pulmonar
Os sintomas clássicos da TB pulmonar são: tosse persistente por 3 semanas ou mais, produtiva ou não com muco( e eventualmente sangue), febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.
Em populações especiais, tais como presidiários, moradores de rua, pacientes HIV positivos, crianças, tosse com 2 semanas ou mais, pode ser sugestivo de tuberculose pulmonar e DEVE ser investigado.
Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum na criança maior, adolescente e adulto jovem. Tem como característica principal a tosse seca ou produtiva (com muco).
A febre vespertina, sem calafrios, não costuma ultrapassar os 38,5º C. A sudorese noturna e a anorexia são comuns. O exame físico geralmente mostra “fácies” de doença crônica e emagrecimento, embora indivíduos com bom estado geral e sem perda do apetite também possam ter TB pulmonar.
Tuberculose extrapulmonar
As formas extrapulmonares da tuberculose têm seus sinais e sintomas dependentes dos órgãos e/ou