Resumo Data Warehouse
CONCEITO:
Um data warehouse é um armazém de dados, que é utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização de forma consolidada.
A forma em que esta inserido dentro do sistema “ “, o data warehouse fornece dados para elaboração de relatórios, e possibilita a análise de grandes volumes de dados, levando á obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisões presentes e a previsão de eventos futuros.
Por definição, os dados em um data warehouse não são voláteis, ou seja, eles não mudam, salvo quando é necessário fazer correções de dados previamente carregados. Os dados estão disponíveis somente para leitura e não podem ser alterados.
Além de manter um histórico de informações, o Data Warehouse cria padrões melhorando os dados analisados de todos os sistemas, corrigindo os erros e restruturando os dados sem afetar o sistema de operação, apresentando somente um modelo final e organizado para a análise
Ao pé da letra o termo “data warehouse” significa armazém de dados, sendo referido no Brasil como depósito de dados.
COMO POSSIBILITA A ANALISES DESTES DADOS?
A ferramenta mais popular para exploração de um data warehouse é a Online Analytical Processing OLAP ou Processo Analítico em Tempo Real, mas muitas outras podem ser usadas.
HISTORIA.
Os data warehouse surgiram como conceito acadêmico na década de 80. Com o amadurecimento dos sistemas de informação empresariais, as necessidades de análise dos dados cresceram paralelamente. Os sistemas OLTP não conseguiam cumprir a tarefa de análise com a simples geração de relatórios. Nesse contexto, a implementação do data warehouse passou a se tornar realidade nas grandes corporações.
O mercado de ferramentas de data warehouse, que faz parte do mercado de business intelligence, cresceu então, e ferramentas melhores e mais sofisticadas foram desenvolvidas para apoiar a estrutura do data warehouse e sua utilização.
Atualmente,