historia
A palavra História tem, entre outros, dois significados básicos e que consideramos importantes apresentar no início desta disciplina. Ela se refere tanto aos processos de existência de vida real dos homens no tempo, como ao estudo científico, à pesquisa e ao relato estruturado desses processos humanos.
Há ainda, o termo historiografia, cujo objeto consiste no discurso sobre a história. Alguns autores consideram historiografia o produto da investigação da ciência histórica, consubstanciado numa forma comunicativa convencional (livros, textos etc.), outros restringem o termo, achando-o apropriado para designar a discussão que envolve a história da história, ou seja, a discussão dos resultados e produtos da ciência histórica.
A História da Educação carrega o duplo sentido da palavra História. Corresponde às tramas objetivas criadas pelos homens no trabalho, sistemático ou assistemático, de transmissão de vários tipos de conhecimentos, valores, normas, regras, crenças, etc. ao meso tempo significa o estudo científico e a exposição dessas tramas (dando origem, portanto, a historiografia da Educação). E como a educação é sempre feita com a inserção de graus variados de reflexão teórica.
Propomos como objetivo central no programa de estudo desta disciplina analisar os processos históricos, políticos e sociais que contribuíram para a formação da sociedade ocidental e discutir o papel exercido pela escola para a consolidação dos valores burgueses, além de:
• Elevar o padrão de qualificação dos profissionais da educação através da formação continuada, para melhor compreender o funcionamento da escola na perspectiva doa valores da sociedade burguesa.
• O discutir os entraves provocados pelos valores da sociedade burguesa no processo educacional brasileiro.
• Incentivar a atitude de pesquisa e contribuir com o amadurecimento da mentalidade cientifica entre professores que atuam em EJA.
• Aprofundar o conjunto de conhecimentos básicos da realidade social