Ergonomia
MELHORANDO A SAÚDE DO TRABALHADOR COM A ERGONOMIA
Alunos:
Professora: Jacinta Renner
Ergonomia
24/04/2013
Introdução
As condições ergonômicas nos postos de trabalho servem de referência para a manutenção da saúde dos colaboradores durante o período de sua vida laboral. Desta forma, a responsabilidade por tais atitudes estão vinculadas tanto a diretoria quanto aos funcionários. Contamos brevemente com explicações referentes a cada assunto que será julgado posteriormente em relação à atividade escolhida, o que esclareça a importância real de cada abordagem.
Estudo do Caso
Com o intuito de aprimorar o processo escolhemos uma função onde a ocorrência de doenças relativas à posição ergonômica torna-se cada vez mais constante no ramo moveleiro. Neste caso estaremos voltados as variáveis envolventes no contingente da operação, desta forma será especificado como deveria ser composto o posto de trabalho, demonstrando pontos positivos e negativos no layout do processo e que influenciam no resultado final da operação.
De acordo com a imagem abaixo, onde temos o perfil de uma coluna, podemos visualizar que a mesma não possui uma forma retilínea, ela apresenta dois tipos de curvaturas: ântero-posteriores ou sagitais e laterais. Basicamente ela é formada pela sobreposição das vértebras desde o atlas até ao cóccix, onde existem interconexões complexas de nervos, articulações, músculos, tendões e ligamentos, todos esses são capazes de causar dor, tanto na região da coluna como em outras partes do corpo.
Por isso, toda vez que nos colocamos em posições incorretas, estamos permitindo que nossas vértebras não se alinhem corretamente o que aumenta a tensão em nossos músculos, juntas e ligamentos. Toda vez que sentamos é importante que os pés estejam no chão ou sobre um apoio e os joelhos formem ângulo de 90 graus em relação aos quadris. Também devemos evitar carregar muito peso, a melhor forma de