“Disciplina e Motivação”
A disciplina na escola é vista como um grande desafio atualmente.
A busca para um entendimento do conceito de disciplina passa do autoritarismo a uma participação construtiva na sociedade, onde o desafio é formar cidadãos críticos e participativos, modificando sua realidade no contexto onde está inserido.
A disciplina deve ser utilizada como ferramenta para colabora com a organização escolar e em consequência aprimorar o saber, deve proporcionar ao individuo maior autonomia, liberdade e criatividade onde a sociedade possa ser transformada de maneira construtiva, onde exista respeito entre todos, envolvimento e responsabilidade.
1) Como você vê o papel dos educadores em relação à formação de gênero? A escola tem sido utilizada para perpetuar os estereótipos de gênero ou os questiona para reinventá-los?
R- Os educadores buscam ajudar da melhor forma possível nessa formação. Mesmo com algumas falhas a escola também dá sua contribuição para que o convívio sociocultural de cada um seja respeitado. Sendo assim, a característica de cada cidadão deve ser respeitada pela escola e reavaliada sempre, para haver um bom desempenho dentro do ambiente escolar, tendo nele a compreensão do sujeito em particular. Pois cada um é diferente do outro por natureza e traz consigo em seus valores individuais.
2) Como são as relações de gênero na sua escola?
R-A maioria tem um relacionamento estável. Mas sempre tem as diferenças, que fazem alguns não aceitarem a maneira de ser, pensar ou agir do outro. Isso faz parte da nossa cultura que ainda precisa ser transformada.
3) Como são tratados meninos e meninas?
R-São tratados com respeito e atenção, mesmo havendo momentos onde se comete alguns deslizes para com alguns. Isso é indiscutível, pois sempre existe esse olhar diferenciado para com as meninas, sendo elas mais carinhosas e dóceis, e bem mais fácil de lidar que os meninos.
4) Como você se sente frente a determinadas exigências de papeis ditos