MOTIVAÇÃO É DISCIPLINA
Hoje em dia motivar uma criança não é uma coisa tão simples, as crianças de hoje são mais curiosas, mais dispersas, qualquer coisa pode tirar sua atenção.
Primeiramente, temos que conhecer a criança, sua identidade, suas habilidades e dificuldades, o que a criança gosta ou não gosta, tudo isso ajuda o acesso do educador com a criança.
As crianças naturalmente aprendem mais através de brincadeiras e diversão. Jogos, livros, pinturas, brincadeiras em grupo, pode despertar mais o interresse da criança, e ajuda de uma forma sistemática no desenvolvimento da criança ou do aluno. Servirá também ao educador como fonte de inspiração para criação de outros exercícios.
Assistir programas Educativos na TV e vídeo, programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra, procurar e visitar sempre a biblioteca, o incentivo a leitura tem que ser uma prática prazerosa, por vontade própria, dicionário infantil, materiais diferentes, tudo isso é uma forma de incentivar e motivar a criança, despertando o interesse e o prazer em conhecer mais.
"Fazer a criança sentir-se necessária é a fórmula certa para se ter um adulto autoconfiante." Autor: Jon Talber
A criança motivada e autoconfiante, tem mais segurança em realizar qualquer atividade, mais auto estima, sabe da sua capacidade e inteligência.
O elogio faz parte da motivação, o reconhecimento pelo trabalho, o cuidado que se deve tomar é exatamente na hora de elogiar a criança, ou seja, recompensá-la, para não julgar melhor ou pior o desempenho de cada uma. Evitar ambientes competitivos entre elas pode atrapalhar o desempenho e a convivência. Deve esforçar-se em conseguir que as crianças pratiquem o bem pelo bem e não com a intenção de receber prêmio ou castigo.
O melhor a ser feito, é buscar na criança o gosto pela sabedoria, é ensinar, mostrar, passar e aprender com ela também, assim o educador terá mais facilidade até mesmo para ensinar.
Ao ensinar,