historia
A brincadeira é um grande aliado do desenvolvimento infantil. Aliás, brincar é um direito que precisa ser garantido. Seu papel, como profissional da Primeira Infância, é levar essa consciência aos pais que, muitas vezes, pela falta de tempo ou paciência, deixam de lado o momento da brincadeira com seus filhos.
Indicamos aqui alguns brinquedos importantes para a criança pequena. Para selecioná-los, é preciso respeitar os interesses, potenciais e limitações de cada criança, já que as etapas de desenvolvimento são diferentes e também estão relacionadas ao contexto sociocultural.
Adultos que compram brinquedos que os agradam, sem levar em conta o momento e o desejo da criança, estão anulando a possibilidade de a criança participar dessa escolha e também aprender com ela.
Nossa fonte de pesquisa é o livro “Fundamentos do Desenvolvimento Infantil – da gestação aos três anos”, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Caso você queira ler esse tópico completo, basta clicar aqui e fazer o download gratuito do livro. Há vários temas que, com certeza, vão ajudá-lo no seu trabalho pela Primeira Infância.
Antes disso, dê uma olhada nesta lista de brinquedos. Dicas para você também repassar aos pais.
Brinquedos para atividades sensório-motoras: chocalhos e mordedores; móbiles sonoros ou não, com figuras ou formas diversas, para colocar suspensos no berço; quadros de atividades, com peças coloridas, de formas diversas, com janelinhas que se abrem, espelhos inquebráveis; animais e objetos em borracha; pelúcias de 20 a 50 cm; bolas de 8 a 10 cm de diâmetro e cubos em tecido; caixas de encaixes de formas e cores, bancadas de brinquedos para martelar, dentre outros.
Brinquedos para atividades físicas: veículos com pedais, triciclos e patinetes; pipas e outros objetos voadores, como bumerangues; boliche de plástico ou madeira e argolas para encaixar em um eixo; bolas, petecas e balões de ar; cordas de pular e