historia
1- Quais as principais conquistas da “Carta Magna”?
R.: A Carta Magna tinha como objetivo proibir qualquer tipo de distinção salarial baseada em critérios de sexo, idade, nacionalidade ou estado civil. A mesma, também ofereceu novas conquistas à classe trabalhadora com a criação do salário mínimo e a redução da carga horária de trabalho para 8 horas diárias. Além disso, criou o repouso semanal e as férias remuneradas, a indenização do trabalhador demitido sem justa causa e proibiu o uso da mão-de-obra de jovens menores de 14 anos.
2- Quais os principais fatos que caracterizaram o “Estado Novo”?
R.: Mesmo possuindo semelhanças com o nazi-fascismo, como o poder concentrado em um único chefe, a supressão das liberdades individuais ou o terror de uma polícia política, o Estado Novo não pode ser considerado totalitário. No elenco dos regimes de exceção ou de fato, ele surge como típico regime autoritário, comum nas ditaduras da América Latina. Isso porque não possuiu um partido oficial — era apartidário — nem posicionamento ideológico definido. Além disso, não conquistou um eleitorado ou as massas populares, como ocorreu na Itália Fascista e na Alemanha Nazista. O Estado Novo foi antes um Estado de Compromisso, no seu estágio mais avançado, cujas raízes se encontram no governo discricionário de Vargas iniciado após a Revolução de 1930.
3- Que instrumento foi utilizado para manipular a opinião publica em favor do “Estado Novo”?
R.: Foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), encarregado da propaganda e promoção do regime junto à população. O DIP foi responsável pela censura a órgãos de imprensa e veículos de comunicação, sendo um instrumento estratégico na propagação de ideologias ufanistas e de exaltação do trabalho.
4- Qual foi o principal foco de resistência ao governo Vargas e que fato precipitou este levante?
R.: Durante a revolução, o foco da resistência foi todo praticamente em São Paulo, facilitando assim a vitória