Historia
Como prolegômeros apresentaremos Malowist e sua perspectiva acerca do comércio atlântico, logo depois apresentaremos a visão de Inikori acerca dos impactos deste comércio
Marian Malowist, foi polonês e especialista em historia Econômica e Social, principalmente da Idade Média e inicio da Idade Moderna, através da Universidade de Warshaw. Foi considerado um dos maiores historiadores dos século XX e acabou por estimular pesquisas sobre a expansão colonial europeia em Africa .
Para Malowist existem três grande periodos do comércio no atlântico:
· Até 1500 – Onde as grandes regiões do continenet africano eram mais autônomas e com pouca conexão ou relação de interdependência.
· 1450 -1630 – Periodo onde a Europa começa sua expansão econômica, politica e cultural.
· 1500 -1800 – Period onde o comércio atlântico passou o grande centro de comércio econômico mundial, através de uma relação triangular entre Africa, América e Europa
Malowist acredita que a partir da busca por alternativas comerciais na Europa, portugueses se aventuram no atlântico, pois as rotas transaarianas eram dominadas pelos muçulmanos e assim portugueses passam a controlar grades rotas de comércio de ouro e escravos, construindo feitorias e recolhendo impostos para D. Manuel e sua corte entre o periodo de 1491 a 1521 com as expedições de Pedro de Covilha no Mediterrâneo e Saara, Bartolomeu Dias no litoral de Africa, depois Vasco da Gama e sua chegada a Calicute e posteriormente Pedro Alvares Cabral no contato com o Brasil.
O investimento de alto risco português permitiu que se obtesse lucro demasiado para poder cunhar moeda propria, reforçar a frota maritima para novas intervenções e desenvonver uma administração nas colônias, através da distribuição de cargos.
O crescimento europeu